segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

CONCEITO DA PESQUISA

 Bagaceira (CE)
Coletivo Angu de Teatro (PE)


A oportunidade e a importância desse projeto prendem-se a necessidade que sentem o Bagaceira e o Coletivo Angu de Teatro, de aprofundar a investigação, a pesquisa e a reflexão do seu próprio fazer teatral. Enquanto grupos estáveis se propõem a colaborar com a nova cena teatral cearense e pernambucana e com o fortalecimento do teatro de grupo, ao mesmo tempo e que investem nos possíveis diálogos entre linguagens artísticas intercambiáveis.

O hibridismo entre linguagens, como também o jogo metalingüístico, forte marca identitária do trabalho dos dois grupos, torna-se fundamental na composição do experimento teatral que propomos. Serão intensificados através do diálogo com expressões gráficas e artes visuais. O jogo dramático dos atores também flertará com a música e com a dança.

Nos propomos fazer uma intercâmbio de saberes sedimentados ao longo das experiências vivenciadas pelos grupos, mas queremos intensificar essa interação também entre nossas próprias experimentações cênicas.  A possibilidade de manipulação de meios tecnológicos poderá nos permitir a experiência de dissolução das noções de tempo e espaço, através de recursos digitais e virtuais corriqueiramente utilizados (internet, telefones celulares, câmeras digitais); questionar e/ou redimensionar o próprio conceito de presentificação inerente à experiência teatral. O uso de recursos audiovisuais não terá um fim puramente ilustrativo e ganhará contornos poético-metafóricos e tecnicamente utilitários.

No jogo de cena, mesmo que tenha fortes características multimidiáticas - com a exploração de múltiplas camadas sígnicas - a figura do ator será posta em destaque.  O foco principal de nossa investigação recairá sobre a voz e o movimento. As potencialidades expressivas do ator serão exploradas através do estudo sistemático, tanto teórico quanto prático, sobre concepções e proposições metodológicas voltadas para o corpo no teatro e na dança. O trabalho dramatúrgico deverá surgir desse mergulho, calcando-se em improvisações. Nele as palavras, as sonoridades e as imagens serão tratadas sem hierarquizações. Mesmo diante da ausência de um enredo ou de uma definição temática prévia (visto que tais elementos deverão surgir a partir do entrecruzar de informações entre os grupos e no decorrer dos processos criativos), estaremos empenhados em fugir do explícito, do lugar comum e nos propomos, através da alternância do familiar e do estranho, tocar a razão e a emoção do espectador.

Um comentário:

  1. Salute Angu&Bagaceira! Foi dada a largada num processo que certamente trará boa contribuição às jornadas dos dois coletivos. A cabeça fervilha de perguntas e inquietações diante desse espaço que se abre. Um forte abraço a todos!

    ResponderExcluir